CAIXA RETENTORA DE GORDURA
Como funciona?
A função da caixa é reter óleos e gorduras despejados nos ralos das pias das cozinhas, diretamente ou misturados com a água da lavagem de louças. A caixa deve ser dimensionada de acordo com o porte do estabelecimento.
Atenção!
Não ligue os esgotos provenientes dos banheiros na caixa de gordura, estes devem ser ligados diretamente na caixa de inspeção!
Problemas causados quando a caixa de gordura entope
Mau cheiro e refluxo de sujeira;
O escoamento lento e demorado;
Transbordamento de gordura pela tampa da caixa;
Reprodução e infestação de baratas e outros insetos;
Entupimento de canos conectados antes e depois da caixa de gordura.
Como realizar a limpeza
A limpeza é obrigatória e a forma mais simples e recomendada é a limpeza manual. Basta retirar a tampa da caixa de gordura, coletar o material superficial amarelado (pastoso ou sólido) com uma pá ou concha, retirar o material depositado no fundo, depositar em um saco plástico e descartar. Quando sobrar somente líquido dentro da caixa, a limpeza está pronta. Também é possível contratar empresas especializadas.
Frequência de limpeza
Bares e restaurantes de pequeno porte devem realizar a limpeza mensalmente. Não utilize água quente ou produtos como soda, ácidos ou biológicos pois podem arrastar a gordura e entupir tubulações em outras áreas.
Recomendações
Não jogue lixo ou restos de alimentos na pia ou no ralo. Assim, você evita o entupimento e a obstrução da rede de esgotos. Armazene o óleo de cozinha usado em garrafas descartáveis. Recicle, não dispense o líquido na rede de esgotos, para evitar entupimentos.
Rede de Água Pluvial
A canalização de água da chuva não deve ser ligada à rede de esgoto. Esta é uma ação irregular e possibilita o refluxo do esgoto para dentro do imóvel. O correto é direcionar essa água para a rede pluvial, que será destinada diretamente para rios e córregos.
fonte: Sabesp